terça-feira, 12 de março de 2013

Odontologia realiza trabalho preventivo em escolas municipais de Cachoeiro





O objetivo é ensinar as crianças a cuidar dos dentes

As escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim contam com um reforço em favor da saúde das crianças. A equipe de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desenvolve trabalho de prevenção de doenças bucais, especialmente a cárie.
Os dentistas ensinam nas palestras as técnicas corretas de escovação dos dentes, de uso do fio dental e a necessidade dos cuidados constantes para evitar o surgimento de cáries e, assim, contribuir para a manutenção da saúde bucal. Em seguida, os alunos fazem escovação sob supervisão dos dentistas.
A equipe de odontologia também faz aplicação de flúor periodicamente, para limpeza e proteção dos dentes. O público-alvo das ações são crianças de 5 a 12 anos de 91 escolas municipais de Cachoeiro.
“A cárie – doença infectocontagiosa causada por bactéria – é mais comum em crianças, embora adultos também estejam sujeitos a esse problema. Por isso, em qualquer idade é preciso manter uma rotina de escovação adequada após toda ingestão de alimento, para a saúde da boca e conservação dos dentes”, explica o gerente de Promoção e Prevenção em Saúde Bucal da Semus, o dentista José Luiz Alves Lima.
 O que é a cárie?
A cárie é fruto de um processo que envolve perda e substituição de sais minerais do dente com o passar do tempo, em resposta aos ataques ácidos diários que ele sofre pela ingestão de alimentos. A formação da cárie pode ser evitada com higiene dos dentes e alimentação correta, nos horários certos, evitando comer entre as refeições principais.
“Escovar os dentes com pasta à base de flúor após todas as refeições é uma medida indispensável para combater o processo de deterioração que resulta na cárie”, acrescenta o gerente de Promoção e Prevenção em Saúde Bucal.
Como ajudar a evitar as cáries?
-Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
-Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.
-Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
-Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental.
-Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários.
Divulgação_PMCI_DentistaEscola.jpgDivulgação_PMCI_DentistaEscola.jpg
378K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário