quinta-feira, 14 de março de 2013

Notaer com inscrições abertas para curso de tripulante operacional


Policiais militares, bombeiros e policiais civis que desejam se qualificar para a função de tripulanteoperacional  podem se inscrever para o curso, oferecido pelo Núcleo de Apoio e Transporte Aéreo(Notaer), ligado à Secretaria da Casa Militar do Governo do Espírito Santo.


Curso de Tripulante Operacional (CTO) tem o objetivo de preparar os participantes a atuarem emocorrências atendidas com aeronaves que envolvem resgate aquático e aeromédicoperseguiçãopolicial e combate a incêndio.  As inscrições seguem até o dia 19 de marçoOs interessados devementrar em contato com o Notaer pelo telefone 3636-8731.

Estão sendo oferecidas 20 vagas, sendo 17 destinadas a policiais militares capixabas e o restante para demais instituições, como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBOM) e Polícia Federal. Policiais de outros estados também podem participar. O curso tem duração de cinco semanas, com início no dia 10 de maio e término em 17 de junho.

De acordo com o capitão Pablo Angely, piloto e instrutor do treinamento, o curso irá abranger muita atividade prática e disciplinas específicas como noções de segurança operacional, teoria de voo, noções de navegação e meteorologia. “É um curso voltado para quem tem aptidão para realizar atividades em água e altura. Um tripulante operacional é preparado para desempenhar tarefas que exigem coordenação motora e habilidade técnica”, disse o oficial.

O curso irá treinar os participantes para o atendimento de ocorrências de socorro aeromédico, por exemplo, onde é necessário auxiliar os socorristas na remoção das vítimas, com noções de primeiros socorros. O treinamento também será focado no resgate de pessoas em mar e em terra, com descidas de rapel da aeronave, técnicas para operações de voo policial e combate a incêndio.

Tripulante do Notaer há nove anos, o sargento Erick Rosa Silva participou de diversas operações em que a aeronave foi essencial para salvar vidas. Segundo ele, a função do tripulante é imprescindível para essas tarefas. Uma das ocorrências mais recentes e marcantes da atuação do Notaer foi o de resgate das vítimas das fortes chuvas na cidade de Alfredo Chaves no ano passado.

“Tínhamos a função de identificar as pessoas isoladas pela enchente e transportá-las para um lugar seguro. Para isso, precisamos de habilidade para o rapel e também para o resgate com o uso de cestos. Conseguimos salvar uma mulher com deficiência física que estava impossibilitada de se locomover. Sem técnica, isso não seria possível”, disse o sargento.

Além do caso de Alfredo Chaves, no ano passado, o Notaer também atuou no combate ao incêndio de um supermercado no município de Vitória e na reserva do Parque Nacional do Caparó. Para combater o fogo, foi necessário utilizar uma espécie de balde grande para captação e lançamento da água, atividade também desempenhada pelo tripulante operacional.

Operações policiais em que os tripulantes oferecem apoio aos militares em terra e também auxiliam no transporte de efetivo a áreas de confronto também são atividades de rotina do Notaer. Constantemente, o núcleo oferece apoio à Polícia Militar em ações policiais realizadas em todo o Estado.

Serviço:
Curso de Tripulante Operacional (CTO)
Informações para inscrições: 3636-8731.
Período do CTO: 10 de maio a 17 de junho
Local: Notaer (Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, em Maruípe, Vitória.

Grade curricular:
- Noções de segurança de voo;
- Noções de teoria de voo;
- Noções de navegação aérea;
- Noções de regulamento de tráfego aéreo;
- Noções de meteorologia;
- Noções de conhecimentos técnicos de aeronaves;
- Noções de manutenção de aeronaves e apoio de solo;
- Treinamento físico militar;
- Atendimento pré-hospitalar;
- Equipamento operacional;
- Operações aquáticas;
- Operações em altura;
- Tiro em operação aérea;
- Resgate em ambiente aquático;
- Resgate em locais de difícil acesso;
- Combate a incêndio;
- Transferência de efetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário