domingo, 10 de março de 2013

NASSER YOUSSEF NASR E A AGRICULTURA ORGÂNICA


                            Em 1983 teve início em Cachoeiro de Itapemirim, com o agronomo Nasser Youssef Nasr os primeiros passos da agricultura orgânica, que na época era denominada como agricultura alternativa. Nasser dirigia o Hortão da Prefeitura, que mais tarde passou a ser chamado de Centro de Cultura Natural Augusto Ruschi.
                           O Hortão recebeu a visita de milhares de agricultores que depois prosseguiram em suas propriedades os princípios desenvolvidos no Hortão. Fundamental foi a participação da Igreja Luterana que sempre teve uma atuação junto as famílias de origem alemã e pomerana do nosso Estado.
                           No Hortão funcionava com a produção de hortaliças de uma maneira geral, conduzidas sem o uso de adubos químicos e os terríveis venenos aplicados nas lavouras de uma forma geral.
                           O Hortão que foi criado quando era prefeito Roberto Valadão, mas nas administrações que o sucederam perdeu o apoio e sofreu com a falta de visão política, economica, social e ambiental - o que gerou o seu ocaso.
                           O que começou em Cachoeiro de Itapemirim, espalhou-se pelo Estado e pelo Brasil, somando e sendo destaque nas ações e pessoas e entidades preocupadas com a qualidade da alimentação das pessoas.
                           Pretendo fazer um registro resgate do trabalho de Nasser em pról da hoje denominada Agricultura Orgânica, foi ele o grande pensador e executor desta idéia.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. A agricultura orgânica no Brasil,lamenta a perda do hortao de Itapemirim,pois fez parte do início desta atividade no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Você teria o link da reportagem que o globo rural fez com ele na década de 80?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Kaetana, sou inscrito no seu canal. Até hoje tenho as páginas do Anuário Abril de 1986 com uma reportagem sobre o Nasser. Uma das façanhas citadas nessa reportagem, foi a produção proporcional de tomate com média de 80 toneladas/ha com apenas três aplicações de calda bordalesa, quando a média nacional, na época era de 40 ton/ha e o recorde de 60 ton/ha em Goiás. Encontrei esse blog procurando por ele, para ver se consigo sementes do tomate roqueso (uma híbrido que quando a empresa parou de produzir, os agricultores começaram a selecionar as melhores plantas e ela virou uma variedade), pois através do sr. Jacimar da Incaper, creio que por razões políticas, faz mais de três anos que aguardo os vários pedidos dessa semente. O Nasser era recém-formado e assumiu um pasto degradado da prefeitura para transformá-lo numa horta municipal. Ele disse que aplicou tudo que tinha aprendido na faculdade e nada dava certo. Então ele começou a aplicar o que o avô dele fazia com adubações de esterco curtido e compostagem e plantando as hortaliças em consórcio variado para promover a diversidade de plantas numa mesma área. Basicamente, o que mais se aproxima do que ele fez é a agricultura sintrópica do Ernst Götsch. Essa cartilha dá mais ensino que muitos livros (só não plante árvores nativas para madeira que você nunca mais poderá aproveitá-la, ao invés disso, plante acácia australiana que, além da madeira e flor para pasto apícola, na entressafra, as folhas exsudam néctar puro). https://borapermaculturar.files.wordpress.com/2019/02/agrofloresta-em-quadrinhos-e-book.pdf






      Excluir
  4. Que mararavilha ter conhecido esse projeto. É de encher a alma de esperanças ver que há saídas e que a terra é generosa. Gente!É uma sabor único experimentar esses vegetais orgânicos de verdade. Estive ai Nasser em 1986, atravez do Centro de Formação da Escola Família Agrícola. Que saudede de Anchieta, de vcs ai no hortão. Deixei muitos amigos ai... quem sabe um dia retornarei para revê-los.
    Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  5. En verdad, es un sistema de producción agrícola implementado por Nasser es muy bueno, personalmente lo aplico, y sus resultados son realmente espectaculares.

    ResponderExcluir