terça-feira, 12 de março de 2013

Exposição “Restou Nada ou Muito Pouco” promove formação para professores



Levar a discussão sobre arte para além das galerias é uma proposta possível e enriquecedora. Buscando esse resultado e integrando a programação de atividades da exposição “Restou Nada ou Muito Pouco, de Michelly Sugui, foram realizados encontros de formação para professores. O curso, ministrado pelos arte-educadores Thaís Apolinário, Rafael Dias e Vanessa Arievilo, além da própria Michelly Sugui, busca capacitar os professores para que eles ofereçam aos seus alunos informações sobre a obra da artista em exposição e levem, para o ambiente escolar, o debate sobre a produção e criação artística contemporânea. 

Contrapondo-se a ideia de que a arte chegará ao fim, “Restou nada ou muito pouco” questiona os limites do material artístico quando confrontados por suas mínimas possibilidades de existência. Composta por três instalações, a exposição começou no último dia 05 de março e vai até próximo dia 04 de maio na Galeria Homero Massena, na Cidade Alta, no Centro de Vitória. 

Da galeria para a sala de aula

Para a professora de artes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maringá, em Serra, Nívea Valéria esse tipo de ação gera desdobramentos que podem ser apresentados em sala de aula e contribuem para que os alunos compreendam obras complexas. “É extraordinário abrir possibilidade para alunos que não conhecem sobre arte, pois é algo incomum no cotidiano deles, mexe com o imaginário, gerando debates e diferentes interpretações”, contou a professora.

Os trabalhos de Michelly Sugui também destacam a influência do tempo e os processos de transformação das instalações.  Assim, ao longo dos três meses, a obra ganha continuidade e vai sendo aperfeiçoada, o que possibilita que o visitante presencie e aprecie novas formas e texturas. O professor de artes plásticas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, de Vitória, Genildo Ronch diz que aproveitará os temas presentes na exposição para inovar o debate em suas aulas. “Pretendo trabalhar os conceitos da exposição com os alunos, propondo a utilização de variações de materiais usados na mostra” conta.

Para o mediador e professor de Artes, Rafael Dias, o Projeto Educativo se dá em três momentos: o antes, que pretende levar o conteúdo abordado no encontro para as salas de aula, fazendo com que os alunos sintam-se estimulados a ver de perto; o durante, que leva os alunos para visitação da exposição entendendo como tudo se passa; e o depois, que visa compartilhar de opiniões, ideias e experiências vividas. “Essa é a perfeita forma, um tripé. Por mais que existam questões concretas, a leitura pessoal de cada espectador é importante na formação de diálogo”, afirma.

“Restou Nada ou Muito Pouco” é orientada pela ideia de que a produção artística contemporânea deve ser entendida a partir de ferramentas e conceitos distintos daqueles utilizados para apreciar as obras concebidas até as vanguardas históricas. Segundo Michelly, a proposta procura abrir um debate sobre os desejos históricos de dissipação da arte em contrapartida com os materiais físicos e químicos da pintura, que além das naturezas histórica e conceitual, também possuem uma natureza visual e tátil. “Na arte conceitual, o espectador precisa imaginar e duvidar”, acrescenta a artista.

Serviço:
Exposição “Restou nada ou muito pouco”, de Michelly Sugui
Visitação: de 10 de março a 4 de maio de 2013; 
Horários: de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas, sábado das 13 às 18 horas;
Local: Galeria Homero Massena - Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta - Centro, Vitória-ES.
Tel.: (27) 3132-8395


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Secult Paula Norbim e Paulo Gois Bastos Texto: Naiara Arpini Tel.: (27) 3636 7111/9902-9302 comunicacao@secult.es.gov.br /imprensa@secult.es.gov.br www.secult.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário