segunda-feira, 11 de março de 2013

Em Alfredo Chaves a agricultura familiar inova para garantir mercado



Uma família comum, mas com ideias empreendedoras que foram buscar inspirações no passado. Assim é a família do casal de agricultores Virgílio Cebim, 58 e Rosalina Zechini Cebin, 56, moradores de São Bento de Urânia, interior de Alfredo Chaves. Eles, com apoio das filhas e genros, cultivam inhame e verduras, além da uva, que é a favorita da família, pois é a responsável pela origem de toda história.
Hoje, eles produzem cerca de três toneladas da fruta e, a partir dela, fabricam vinhos, geléias e licores que comercializam na região e em cidades vizinhas. Os produtos são registrados e levam o nome de “De La Soca”.
Mas, antes de iniciar todo o processo de comercialização, eles buscaram incentivo em um dos seus descendentes, o italiano Germano Zechini, avó de Rosalina. Segundo a agricultora, Germano chegou da Itália no final do século XIX e se estabeleceu nas terras altas de Alfredo Chaves, onde, ele e a família, se abrigaram durantes alguns anos em um grande tronco de árvore, que em italiano é denominado como soca. O italiano trouxe a cultura de cultivar uva e fabricar vinho, permanecendo o costume na comunidade até os dias atuais.
A renda da família vem da agricultura e os produtos ajudam a complementar os recursos para cobrir as despesas. Em um comércio na comunidade, a família Zequini Cebim produz os produtos, atende os turistas e visitantes e realiza a entrega nos estabelecimentos da região. A família ainda vende pães, biscoitos e massas.   
O técnico agrícola, Givago Andrade, namorado de uma das cinco filhas do casal, é o mentor de diversas ideias que são aplicadas para agregar mais valor aos produtos. Rótulo, caixas e toda parte visual e distribuição dos produtos é a responsabilidade do jovem, que ainda tira tempo para participar da produção.
De acordo com Virgílio, com a colheita atual, serão fabricados cerca de mil garrafas de vinho, mil garrafas de licor de uva e 500 potes de geléia. “Estamos fermentando o vinho e já produzimos muitos produtos”, disse.
“Pretendemos aprimorar e ampliar a nossa comercialização. Os produtos são muito procurados”, disse o técnico agrícola.
Produtos De La Soca
Tel.: 27 9971-9023

Preço dos produtos:
Suco de uva – garrafa 500g: R$ 6,00
Vinho – garrafa 750 ml: 15,00
Geléia – pote 200g: 5,00
Licor – garrafa 350 ml: 5,00
Caixa da uva – 5,5 Kg: 20,00

Serviço. A comunidade de São Bento de Urânia fica a 45 km da sede. Para chegar, há mais que uma opção: pela BR 262, na altura do Km 72, acesso em Victor Hugo (11 km até a comunidade);  ou por Alfredo Chaves, via Matilde e Carolina (45 km) e na altura do Km 60, no Posto do Café.
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Família Soca [Resolução do desktop].JPGFamília Soca [Resolução do desktop].JPG
174K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Produtos 2 [Resolução do desktop].JPGProdutos 2 [Resolução do desktop].JPG
136K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário