terça-feira, 12 de março de 2013

Crédito de até R$ 1 mil chega a mais três municípios do Estado


O Programa Creditar começa 2013 com a expansão do atendimento para mais três municípios.  São Mateus, Pedro Canário e Aracruz passam a contar com o microcrédito do Governo do Estado destinado a empreendedores de baixa renda a partir deste mês. A linha será operada em parceria com as prefeituras, aumentando para 13 o número de postos de atendimento do Programa no Espírito Santo.
Empreendedores de Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Baixo Guandu, Colatina, Linhares, Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória já têm acesso ao crédito por meio dos bancos comunitários, que ajudam a fomentar a criação de redes locais de produção e consumo.

Em funcionamento desde o segundo semestre de 2011, o Creditar já atendeu a quase 700 clientes com operações que, juntas, somaram mais de R$ 600 mil. O valor foi investido na compra de máquinas, equipamentos, matéria-prima, reforma e ampliação da estrutura de funcionamento de diversos negócios.  O financiamento, de até mil reais, pode ser pago em 24 meses, com juros de 0,64% ao mês, com até seis meses para começar a pagar as parcelas. Assim, os clientes têm condições de quitar o financiamento com a renda do próprio negócio.

O presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), banco parceiro do programa, Guerino Balestrassi, destaca a importância do acesso ao crédito de forma facilitada nas comunidades de renda mais baixa. “O Creditar alcança pessoas que não teriam acesso ao crédito dos bancos comerciais e, portanto, não teriam chance de investir ou começar o próprio negócio. Com a linha voltada especialmente para esse público, nós conseguimos fazer do crédito um instrumento de inclusão social e desenvolvimento das comunidades mais carentes do Estado”, explica.

O programa, que faz parte das ações de redução à pobreza do Governo do Estado, é uma ação em parceria entre o Bandes, Banestes, Sebrae/ES e a Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes), além dos Bancos Comunitários e Prefeituras Municipais.


Informações à imprensa Assessoria de Comunicação do Bandes Bárbara Deps Bonato Tel.: 3331-4352/ 9945-5907 barbarabonato@bandes.com.br Leonardo Fernandes Iannone Tel.: 3331-4322/ 8180-4444 leonardo.iannone@bandes.com.br Texto: Elaine Maximiniano www.facebook.com/bandesonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário