sexta-feira, 8 de março de 2013

Banda na Escola percorrerá mais 16 unidades de ensino de Vila Velha


: Daniella Sanz Ramos / Foto: Alexandre Álvares

banda de música - Imagem: Alexandre Álvares
A Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Maria Eleonora D’Azevedo Pereira, em Rio Marinho, será a próxima escola a receber o projeto Banda na Escola, uma iniciativa da Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha com o 38º Batalhão de Infantaria do Exército.  Os alunos da unidade receberão, nos dias 13 e 15 de março, palestras sobre valores cívicos e morais, além de cultura musical, propostas levadas pelo Banda na Escola.
Outras 15 unidades da rede serão contempladas pela iniciativa neste primeiro trimestre de 2013 e a expectativa é de que todos os alunos possam ter a oportunidade de receber o projeto, que teve início no último dia 6, na Umef Ricardina Stamato da Fonseca, em Jardim Colorado, com uma apresentação que contou com a presença do prefeito Rodney Miranda e do secretario de Educação Wallace Millis.
Abertura - Foi uma manhã diferente para os alunos da Umef Ricardina Stamato da Fonseca, com música e diversão, mas também com muita aprendizagem. O prefeito, rememorando sua infância, disse aos alunos que também foi estudante de escola pública e que o civismo fazia parte da sua rotina escolar. Em seu primeiro contato direto com alunos da rede, Rodney falou que estar numa escola municipal o levava a boas recordações.
“Quando criança cantava o hino nacional semanalmente. Mas, infelizmente, isso foi se perdendo com o tempo. Esta oportunidade oferecida pela Secretaria de Educação e pelo Exército é uma oportunidade ímpar e gostaria de pedir que essas apresentações se repetissem em outras escolas da rede”, disse, afirmando que a educação de Vila Velha caminhará para uma evolução sem volta.
Aproximadamente 150 alunos da escola se divertiram conhecendo a história dos símbolos nacionais e o som dos instrumentos da banda de fanfarra do exército. Animados, cantaram as músicas e participarem de uma experiência única: reger uma orquestra de músicos.
Projeto - O projeto enfatiza os valores cívicos nacionais e desenvolve nos alunos um sentimento de patriotismo. Hino e hasteamento a bandeira são atividades levadas pelos soldados do Exército na primeira parte do projeto. As crianças também recebem informações sobre o contexto histórico, significado e importância dessas atividades cívicas reforçando assim noções de respeito às autoridades e a legislação vigente. A banda dos soldados apresenta os instrumentos e suas características. A intenção é promover a interação dos alunos com os sons, instrumentos, danças e com os militares. Com isso, cultura e recreação também são levados às escolas.

Unidades que vão receber o Projeto Banda na Escola
13/03 - Umef Maria Eleonora
15/03 - Umef Maria Eleonora  
20/03 - Umef Edson Tavares
27/03 - Umef Antônio Pinto
03/04 - Umef José Elias de Queiróz     
10/04 - Umef Nair Dias Barbosa
12/04 - Umef Izaltina A. Fernandes     
17/04 - Umef Giovane Cavalieri
24/04 - Umef Ernani Sousa
03/05 - Umef Mario Casanova 
08/05 - Umef Cecília Marchesi
15/05 - Prof. Élson José
29/05 - Umef Antônio Lorenzutti          
05/06 - Umef Rubens José Vervloet     
12/06 - Umef Darcy Ribeiro
19/06 - Umef Dep. Paulo Sérgio Borges
26/06 -  Umef Maria Luíza Santos Velozo

Nenhum comentário:

Postar um comentário