quinta-feira, 7 de março de 2013

Aposentadoria rural: primeiro dia de mutirão alcança 80% de acordos



A trabalhadora rural Lourdes Araújo de Souza, 59, da cidade de Afonso Cláudio/ES, conseguiu, ontem, um acordo com o INSS, na Justiça Federal, para se aposentar. Ela trabalha há 42 anos numa lavoura de café, milho e feijão – sendo que, há mais de 20, com carteira assinada - e desde jovem mora na mesma propriedade rural. “Nossa Senhora, estou tão alegre”, afirmou. Com o dinheiro de sua aposentadoria, disse que poderá reconstruir a casa pertencente a sua família há mais de 60 anos.

O acordo foi obtido no primeiro dia do mutirão de conciliação em processos do Instituto Nacional de Seguro Social, com pedidos de aposentadoria rural, na Justiça Federal do Espírito Santo, que atingiu 80% de conciliações. Ou seja, em 12 das 16 audiências realizadas, as partes conseguiram chegar num consenso e as aposentadorias foram concedidas.

Presenças ilustres

O mutirão, que vai até 1º de março, na sede da JFES, em Vitória, contou em sua abertura com a presença do diretor geral da Escola da Magistratura Federal da 2ª Região (Emarf), desembargador federal Luiz Antonio Soares, demonstrando a importância das ações de conciliação para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

O evento também contará com a presença do coordenador dos juizados especiais federais da 2ª Região e diretor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC), desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, e do vice-diretor do Centro Cultural Justiça Federal, desembargador federal José Ferreira Neves Neto.

Atuaram nas audiências da segunda-feira as juízas federais Cristiane Conde Chmatalik, titular do 2º Juizado Especial Federal de Vitória e coordenadora do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cescon), e Ana Lídia Silva Mello Monteiro, substituta da 2ª Vara Federal de Cachoeiro de Itapemirim.

Nos demais dias, também participarão o diretor do foro da JFES, juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, os juízes federaisMarcella Araújo da Nova Brandão, do NPSC, Caroline Medeiros e Silva, Paulo Gonçalves de Oliveira Filho, e os juízes federais substitutos Wilton Sobrinho da Silva e José Geraldo Amaral Fonseca Junior.

O evento é realizado pelo Tribunal, por meio do NPSC, e pela JFES, através do Cescon/NAJ.


Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas
Em 26/02/2013
Às 17h07

Nenhum comentário:

Postar um comentário