Guloseimas e frutas apreciadas pelos estudantes servem também para auxiliar no processo deaprendizagem da disciplina de Matemática na Escola Estadual Professor José Leão Nunes, emCariacica. Lá, o conteúdo de frações é estudado com a ajuda de barras de chocolates e frutas.
O professor de Matemática Adriano Ramos conta que a ideia surgiu da necessidade de melhorar orendimento e aumentar o interesse dos alunos. Ele buscou em pesquisas metodológicas uma formadiferente de transmitir seus conhecimentos aos estudantes.
A atividade foi realizada em duas etapas. Na primeira, os alunos usaram uma barra de chocolate queauxiliou na identificação das diversas formas das frações. A segunda etapa foi feita com frutas queforam fracionadas para representar a soma e a subtração das frações. Todos os resultados foram catalogados.
Com essa dinâmica, o resultado é aprendizado e uma salada de frutas. “A ideia é relacionar as frações e suas operações em algo constante no cotidiano”, disse o professor Adriano. Segundo ele, com atividades deste tipo, os alunos absorvem melhor os conhecimentos. Para a pedagoga Endy Albuquerque, que acompanha a atividade, esse método é uma ótima opção para atrair e proporcionar a fixação do conteúdo.
Após as atividades foi feito um teste de absorção indicando que mais de 90% da turma conseguiu apreender o conteúdo com esse novo método, o que indica que o resultado foi positivo. O professor pretende continuar com essa prática diferenciada de acordo com os conteúdos estudados em sala de aula.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ ltsantos@sedu.es.gov.br Texto: Larissa Tavares Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
Nenhum comentário:
Postar um comentário