terça-feira, 12 de março de 2013

Agricultores discutem ações para melhorar a feira livre de Sooretama



12/03/2013 - 15h45min

Incaper
Na feira livre de Sooretama, agricultores de base familiar comercializam seus produtos diretamente para os consumidores.
Discutir os problemas enfrentados pelos agricultores de base familiar que vendem seus produtos na feira livre de Sooretama e propor soluções. Este foi o objetivo do diagnóstico rural participativo organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

“Organizar a feira livre de Sooretama significa atrair mais produtores rurais para comercializar seus produtos naquele espaço, e também atrair mais consumidores para o local”, disse Lucas Calazans Santos, chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper em Sooretama.

Ao todo, 28 agricultores de base familiar comercializam seus produtos diretamente aos consumidores. A feira livre de Sooretama é realizada todo sábado pela manhã, e oferece produtos como legumes, frutas e hortaliças, além de pães, bolos e biscoitos caseiros, peixes e carnes.

Algumas ações simples podem ser implementadas para melhorar a comercialização destes produtos. Para isso, verificou-se a necessidade de envolver o Projeto de Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo (Tecsocial). “Três representantes dos feirantes foram designados para acompanhar as reuniões periodicamente, e contribuir na implantação destas ações”, complementou Lucas Calazans.

A limpeza do local onde é realizada a feira, a interdição da rua para o tráfego de veículos, a elaboração de um regimento interno e a legalização da feira, transformando-a em uma entidade civil organizada, são alguns dos pontos a serem observados. Para solucionar alguns destes entraves, será necessária a participação de outras organizações, como a Prefeitura Municipal de Sooretama, que também esteve representada no encontro.

A realização do diagnóstico rural participativo para debater a situação da feira livre de Sooretama faz parte do Planejamento Anual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pater). Além disso, está alinhada aos projetos estratégicos do Incaper, uma vez que propõe o desenvolvimento sócio econômico do meio rural, a estruturação da comercialização, contribuindo com acesso às políticas públicas e ao mercado, além de contribuir com a segurança alimentar e a qualidade dos alimentos.

Em janeiro, o Incaper articulou um encontro para o diagnóstico participativo na comunidade quilombola de São Pedro, em Ibiraçu. Os detalhes deste encontro você confere em http://www.incaper.es.gov.br/noticia_completa.php?id=2702.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário