quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Sanear Colatina disponibiliza serviço para recolhimento de lixo tecnológico



 
A rapidez na produção e no consumo de produtos eletrônicos, principalmente computadores, faz crescer o acúmulo de resíduos tecnológicos. Por conter uma série de componentes tóxicos, os objetos eletrônicos descartados não devem ser misturados com lixo comum, que irão para aterros ou serão despejados a céu aberto.
 
A maneira correta de fazer o descarte do lixo eletrônico é doando em coleta apropriada, de forma separada, onde a maioria dos materiais poderá ser reaproveitada, como acontece em Colatina através do Projeto Renovatech.
 
A preocupação com o descarte desenfreado dos resíduos foi uma situação diagnosticada por parcerias, Prefeitura Municipal de Colatina (PMC), Sanear (Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental), APIC (Associação dos Profissionais de Informática de Colatina) e IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), que juntos fazem com que o projeto se torne possível.
 
Incubadora de empresas
 
A primeira etapa consiste no recolhimento gratuito do lixo tecnológico em empresas e residências. Posteriormente é realizado o encaminhamento desses materiais para a sede do projeto, situada na “incubadora de empresas”, no bairro Ayrton Senna, onde são recuperados. Após essa fase, o “kit conect”, composto por monitor, gabinete, teclado, mouse e antena, é encaminhado para a residência de um aluno que preencheu os requisitos anteriormente estipulados, e o acesso à internet parte das torres instaladas no bairro.
 
A escolha do bairro Ayrton Senna para receber o projeto piloto se deu pelo fato de ter o espaço físico para o desenvolvimento do projeto, e pelo levantamento realizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, Trabalho e Cidadania, acerca dos riscos sociais que a população local está exposta.
 
Nos primeiros dois anos e oito meses do projeto, aproximadamente 120 famílias foram beneficiadas através do fornecimento de computadores e periféricos em forma de comodato, possibilitando a inclusão social e digital das mesmas.
 
Para dar andamento ao projeto e recolher o lixo tecnológico, o Sanear disponibiliza um serviço de Cata Tecno, onde esses materiais são recolhidos e a população pode estar contribuindo. Para doação acima de 10 unidades, o recolhimento do material é realizado mediante agendamento no Sanear pelos telefones: (27) 2102-4303 ou 0800-283-9733. Em menor quantidade, o projeto conta com dois pontos de entrega voluntária: para os moradores do lado sul do Município, na Biblioteca Pública Municipal; para os moradores do lado norte da Cidade, na empresa Coldata Informática, situada no bairro São Silvano. Podem ser doados: Computadores, impressoras, monitores, estabilizadores, entre outros componentes.
 
 
Texto: Cristiane Trevisani (Assessora do Sanear)
Foto: Ilustração - Ciclo do Projeto Renovatech
______
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
renovatech fluxo.jpgrenovatech fluxo.jpg
95K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário