quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Renovação das lavouras de café arábica dobra produtividade de cafeicultor - 5/2/2013


 

No município de Marechal Floriano, região serrana do Espírito Santo, o café arábica é uma das principais atividades agrícolas. Os produtores regionais estão realizando, com apoio de instituições públicas e privadas, um processo de renovação das lavouras visando aumento de produtividade. E os resultados já começaram a aparecer.
No sítio Caçador, o produtor Daniel iniciou sua renovação em uma área antiga há cerca de três anos. “Com o apoio de profissionais da Defagro implantamos uma nova lavoura. Com os tratos culturais que realizamos na nova área, em três anos, conseguimos ter a lavoura renovada. Já é a segunda safra. Na primeira, tivemos uma boa produção e agora as plantas estão com uma ‘carga’ excelente”, diz o produtor.
A média de produtividade na região é de 15 sacas por hectare. Porém, os resultados no Sítio Caçador mostram que com este trabalho é possível alcançar a média de 35 sacas por hectare. “É só realizar uma boa manutenção na lavoura, cuidando como deve ser cuidado”, destaca Daniel.
E os procedimentos adequados são orientados por profissionais do setor. O gerente da Defagro de Marechal Floriano, Giucimar Gerhardt, lembra que o café é uma cultura que pode ter uma grande variação na sua produtividade e o que vai determinar isso é o manejo, o controle fitossanitário e adubação e a variedade que o produtor vai escolher para plantar. “Estamos incentivando os produtores, em parceria com o Incaper, a fazer a renovação das suas lavouras seguindo as recomendações técnicas adequadas”, diz Gerhardt.
O engenheiro agrônomo e pesquisador do Incaper, Cesar Abel Kroling, explica que a escolha do local para a lavoura é fundamental para iniciar o trabalho, evitando topo de morro e altitude elevada. “Definir espaçamento entre as linhas e entre as plantas é o próximo passo. A lavoura no Sítio Caçador foi implantada com distância de dois metros e um metro, respectivamente”, diz. Depois, o cafeicultor deve escolher corretamente a variedade e realizar adubação de cova, com análise de solo para definir quais nutrientes serão inseridos.
Após o plantio, o agrônomo do Incaper diz que a adubação no primeiro ano deve ser feita com nitrogênio e depois, no período de formação do grão, deve-se adubar com nitrogênio e potássio. O cafeicultor não pode esquecer os tratos fitossanitários que são importantes para controlar pragas e doenças. “Esses são os principais cuidados para você ter sucesso na lavoura de café”, destaca Kroling.
E os resultados na propriedade do Daniel mostram que a renovação da lavoura é o caminho para obtenção de alta produtividade por hectare. “Podemos observar que se fizer bem feito, a lavoura recupera rápido e dá resultados”, diz o produtor. “Quando o trabalho é profissional e bem conduzido é possível colher bons resultados com rentabilidade para o produtor”, diz o gerente da Defagro.


Redação Campo Vivo

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário