quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Vila Velha recolhe 51 toneladas de lixo das escolas



Texto: Semcom / Foto: Arquivo

Comemoração do Dia das Crianças na Umef Tuffy Nader - Imagem: Zanete Dadalto
Uma ação inédita lançada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) resultou no recolhimento de 51 toneladas de lixo e entulho do pátio de 35 escolas municipais. A retirada do lixo foi resultado do “Volta às Aulas 2013”, um projeto criado pela Semed para antecipar a solução de problemas nas escolas municipais visando ao início do ano letivo. O “Volta às Aulas” teve a parceria das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.
“Assim que assumi a pasta da Educação percebemos que há inúmeros problemas que precisam ser resolvidos com urgência. Este ano, de forma excepcional, herdamos um início de ano planejado pela administração anterior. Recebemos escolas sem merenda e outras com caixa escolar zerado. Além disso, há muitos problemas de infraestrutura, principalmente com relação a telhados”, disse o Secretário de Educação Wallace Millis.
O diagnóstico feito pelo comitê apontou que a situação física das escolas da rede é muito precária. Mais de 60% das unidades estão com problemas graves de infraestrutura. Quarenta e oito unidades foram encontradas em estado de abandono no que se refere à limpeza de pátio, recolhimento de entulhos e inservíveis.
A partir do diagnóstico, a Secretaria realizou obras e serviços em 48 escolas. Foram feitos, entre outros, reparos emergenciais em telhados, limpeza de calhas, revisão da parte elétrica e hidráulica, além da limpeza dos pátios, retirada de entulho e recolhimento de inservíveis.
O trabalho do “Comitê Volta às Aulas” ajudou a identificar dezenas de escolas que estavam sem merenda para começar o ano letivo. A Semed providenciou uma antecipação de repasse de verbas de modo a garantir o fornecimento de alimentação em todas as unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário