quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Piscicultores de Mucurici recebem orientações do Incaper para comercialização do pescado



07/02/2013 - 14h35min

Incaper

Na última quarta-feira (06), técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizaram uma visita técnica com representantes da Associação de Produtores de Peixe de Mucurici (Apesca). Na ocasião, foram avaliadas as condições de produção do pescado a fim de adequar as instalações e o produto para comercialização.

De acordo com o chefe do escritório local de Mucurici, Abel Lopes Costa, a associação conta com 13 piscicultores, que também adquire peixes de outros agricultores do município, em regime de comodato. Para ampliar a renda com o pescado, estão investindo em uma cozinha industrial. “O objetivo da instalação de uma cozinha industrial é a diversificação da produção e a agregação de valor aos subprodutos da cadeia produtiva, como linguiças, embutidos e salgados. Com os investimentos no turismo local, há um grande potencial para esse tipo de comércio”, explicou Abel.

Além da visita à Apesca, a equipe do Incaper orientou membros da Cooperativa de Produtores da Bacia do Itaúnas, em Mucurici, sobre a legislação para adequação das instalações de câmaras frias e outros equipamentos para comercialização de produtos, como polpas de frutas, pães e biscoitos.

“Queremos incentivar e fortalecer a comercialização de produtos da agricultura familiar em Mucurici”, afirmou Abel. A atividade contou com a participação da economista doméstica do Incaper, Jozyellen Nunes da Costa, a engenheira florestal, Flávia Barreto Pinto e o extensionista, Antônio Locateli, além do Secretário Municipal de Agricultura, Ermelando Pipper, e sua equipe.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário