quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Glauber Coelho propõe criar comenda Rubem Braga




O deputado Glauber Coelho (PR) lembrou em seu discurso, na sessão ordinária desta quarta-feira (6), do centenário do cronista e escritor cachoeirense Rubem Braga. O republicano, que rendeu homenagens ao escritor, informou que protocolou no Parlamento o Projeto de Resolução 1/2013, que institui a Comenda do Mérito Legislativo “Rubem Braga”, concedida a escritores espírito-santenses.
De acordo com o projeto, a comenda será concedida a 30 escritores, em sessão solene, a ser realizada anualmente, na Assembleia Legislativa, em julho. É justamente nesse mês que se celebra o Dia do Escritor (25 de julho).
Para Glauber, a entrega da comenda será ”o momento em que os parlamentares poderão prestar homenagem àqueles que se dedicam a literatura – especialmente à crônica – no Estado do Espírito Santo”. O deputado também enfatizou que Braga foi uma dos maiores cronistas brasileiros, que orgulha toda a população do Estado, em especial o povo de Cachoeiro de Itapemirim, reduto do republicano.

História

Rubem Braga iniciou sua carreira no jornalismo profissional ainda estudante, aos 15 anos, no Correio do Sul, de Cachoeiro, fazendo reportagens e assinando crônicas diárias no jornal Diário da Tarde.
Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte em 1932, mas não exerceu a profissão. Neste mesmo ano, cobriu a Revolução Constitucionalista deflagrada em São Paulo, na qual chega a ser preso. Transferindo-se para Recife, dirigiu a página de crônicas policiais no Diário de Pernambuco. 
Em 1936 lançou seu primeiro livro de crônicas, "O Conde e o Passarinho", e fundou em São Paulo a revista Problemas, além de outras. Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou como correspondente de guerra junto à Força Expedicionária Brasileira. Após seu regresso, exerceu o jornalismo em várias cidades do País, fixando domicílio no Rio de Janeiro, onde escreveu crônicas e críticas literárias para o Jornal Hoje. Rubem Braga morreu em 19 de dezembro de 1990, no Rio de Janeiro.  
Daniella Sanz Ramos/Web Ales
(Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)


Nenhum comentário:

Postar um comentário