quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Colheita de uva ainda continua em São Bento de Urânia, Alfredo Chaves



A colheita de uva ainda continua em São Bento de Urânia, interior de Alfredo Chaves. A produção iniciou em janeiro e prossegue até a segunda quinzena de fevereiro. Muitas famílias comercializam a uva na propriedade. Lá, o visitante conhece o cultivo, degusta a fruta e a compra direto do pé. Além de uva, há venda de vinhos, licores, geléia e ainda pães, massas e doces.

Assim é na propriedade da família Simoni. O patriarca Izair Simoni espera colher um total de seis toneladas de uva, das espécies Isabel e niágara. Uma parte da produção é vendida no sítio e nos supermercados da região, a outra é utilizada para a fabricação de vinho, geléia e licor. Izair pretende fabricar com esta colheita cerca de mil garrafas de vinho artesanal.

A sua esposa Vaninha Mognol Simoni recepciona com muita simpatia os visitantes. Ela colhe a uva na hora e mostra os parreirais para quem for comprar a fruta. Na sua cozinha, não faltam bons doces e massas para oferecer aos visitantes e também vendê-los. “Temos que dar atenção e mostrar como cultivamos a uva”, disse Vaninha.

“Pretendemos fabricar mil garrafas de vinho. As uvas estão nos barris fermentando, dentro de cinco meses o vinho está pronto para ser engarrafado”, conta o viticultor Izair.

Graciela Laures é compradora assídua. “Sempre venho aqui comprar uvas e gosto de apreciar o cultivo”, disse.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o distrito de São Bento de Urânia é responsável pela produção de 128 toneladas da fruta no município. As espécies mais cultivadas são Isabel precoce, niágara, violeta e bordô. Alfredo Chaves produz mais de 135 toneladas de uva por ano.
“Os produtores recebem com muita atenção os visitantes. As propriedades estão prontas para atender a todos e as uvas são de excelente qualidade”, disse o prefeito Roberto Fiorin, que visitou diversas propriedades no último final de semana, durante a 49ª Festa da Uva e do Vinho realizada na comunidade.

Serviço. A comunidade de São Bento de Urânia fica a 45 km da sede. Para chegar, há mais que uma opção: pela BR 262, na altura do Km 72, acesso em Victor Hugo (11 km até a comunidade);  ou por Alfredo Chaves, via Matilde e Carolina (45 km) e na altura do Km 60, no Posto do Café.
uvag.jpguvag.jpg
206K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário