domingo, 20 de janeiro de 2013

TCSHUDI, 153 ANOS



Neste ano completa 153 anos que o suíço Johann Jacob von Tschudi veio ao Espírito Santo. O objetivo era conhecer e verificar as condições que viviam os cidadãos suíços que vieram em busca de uma vida digna e honesta. O grupo de suíços estava dividido em três localidades: Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina e Domingos Martins. Tschudi veio em 1860.
O Barão saiu do Rio de Janeiro no dia 25 de outubro e no dia 28 estava em Vitória, onde durante dois dias “a um exame atento dos documentos relativos às colônias da Província, bem como aos decretos e correspondências oficiais dos arquivos da Secretaria da Província, que o presidente pôs à minha disposição com a mais louvável solicitude”. Assim está registrado no relatório Viagem à Província do Esírito Santo – Imigração e Colonização Suiça – 1860.
Na sua primeira viagem no interior do Espírito Santo, Tschudi foi conhecer a Colônia de Santa Isabel onde encontrou com as famílias Werfeli,  Ginsberg  e Baumgarter, grupo que chegou no ano de 1857. Assim relatou Tschudi sobre Santa Isabel:
-Há algum tempo, um mal se enraizou nessa colônia: a intolerância religiosa e a mania de proselitismo. O primeiro impulso foi dado, sem dúvida, pelo capuchinho austríaco Wendelin” e ainda acrescentou: não posso porém omitir que a mesma crítica pode ser dirigida a um dos pastores protestante”.
No dia 5 de novembro o Barão estava em Santa Leopoldina, onde no ano de 1857 havia chegado um grupo de suíços vindos de São Paulo, que trabalharam nas terras do Senador Vergueiro. Este grupo rebelou-se contra as condições degradantes que eram submetidos e o Governo Imperial os deslocou para o Espirito Santo. Compunha o grupo 123 pessoas as e as seguintes famílias: Fink, Muller, Hauser, Dürr, Volkart, Zinsli, Kern, Kubbli, Köpplin, Hoffmann, Landolt, Hölfi, Luschsinger, Hämmerli, Schanut, Hallauer, Bucher, Kaufmann, Ziegler, Gadienth e Bäbler – esta com três núcleos familiares. Tschudi assim registrou a sua visão sobre os suíços de Santa Leopoldina:
-Um número bastante considerável de colonos está doente ou debilitada, principalmente entre os suíços, os holandeses e os prussianos. Fica-se chocado com a visão de criaturas pálidas, inchadas, enfraquecidas e abatidas.
No dia 10 de novembro o Barão estava em Rio Novo do Sul, onde no final do ano de 1856 haviam chegado 90 suíços num grupo de 11 famílias, a saber: Obrist, Läber, Kobi, Stauffer, Scheidegger, Wetler, Hoffmann, Rohr, Fischer, Jappert e Scherrer. Este grupo veio diretamente da Suiça com destino ao Espírito Santo. Tschudi registrou o seguinte fato sobre os seus patrícios em Rio Novo do Sul:
-Até hoje não houve um só acerto de contas com os colonos. Nenhum deles sabe quanto deve à companhia. Nunca lhes deram cadernetas de fornecimento. O que é entregue a eles é anotado num grande livro da fazenda, mas sem controle.
Às vezes costumo fazer um raciocínio inverso no tempo. Fico imaginando com era o Espírito Santo há 153 anos, em 1860. Mas o mais prático é recorrer a quem lá estava presente, como Tschudi.  
Hoje, quase 153 anos são passados e sempre me vem à cabeça é a ação do Governo Suiço da época, que tinha uma preocupação concreta e real com seus cidadãos que haviam deixado a Pátria em busca de um futuro digno. Quando Tschudi veio ao Espírito Santo, a sua missão não era restrita ao território capixaba, ele percorreu o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Um longo tempo se passou, mas mostra a preocupação que a Suiça teve com seus filhos. Um registro que merece destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário