sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Produtor de Dores do Rio Preto recebe premiações em concursos nacionais de cafés de qualidade



18/01/2013 - 10h02min

SEAPA -MG
Produtor José Alexandre em sua produção de café
Um cafeicultor da comunidade de Forquilha do Rio, que fica na divisa do município de Dores do Rio Preto com o Estado de Minas Gerais, tem se destacado pelo recebimento de premiações em vários concursos de cafés de qualidade pelo País. O senhor José Alexandre de Lacerda, que recebe atendimento do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi, recentemente, o vencedor do 9º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café na categoria Microlote.

Para alcançar esses resultados, a família do senhor José Alexandre, além de dedicação ao trabalho, contou com orientação técnica e equipamentos fornecidos pelo Governo do Espírito Santo. “Por meio da associação de produtores, recebemos um descascador de café da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), equipamento que alavancou a qualidade de nosso produto”, informou José Alexandre.

Ele também disse que contou com a assistência técnica do Incaper para produzir café de qualidade. “Recebemos assistência técnica em nossa propriedade. Somos orientados a proceder de forma correta nos tratos culturais e na colheita a fim de gerar café de qualidade”, afirmou o produtor premiado. Ele também disse que as excursões técnicas promovidas pelo Incaper a outros municípios contribuíram para o conhecimento de experiências exitosas na área.

De acordo com o chefe do escritório local do Incaper de Dores do Rio Preto, Norberto das Neves Frutuoso, o Instituto tem acompanhado o senhor José Alexandre na sua produção cafeeira. “Realizamos capacitações, excursões técnicas e prestamos assistência técnica ao produtor. Esse conjunto de ações contribui para a melhoria da qualidade do produto”, afirmou. No município de Dores do Rio Preto, existem 1.300 cafeicultores. Em uma área de 3.300 hectares, são produzidas, anualmente, 52 mil sacas de café e 60 sacas de cafés superiores.

Premiações

Nos últimos três anos, a família do senhor José Alexandre ganhou o primeiro lugar no Concurso Regional de Café de Qualidade das Matas de Muriaé. Em 2012, foi vencedor no Concurso da Zona da Mata e campeão no Concurso Estadual de Minas Gerais. Em 2013, foi o vencedor do 9º Concurso Nacional ABIC.

A família também recebeu a premiação de ‘Propriedade Modelo’ no Concurso da Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (Pronova), em 2011. De acordo com José Alexandre, o título foi recebido em virtude de um trabalho de reflorestamento próximos a nascentes e do não uso de defensivos agrícolas na lavoura. Para este ano, seu café já está inscrito no Concurso da Pronova.

A propriedade do senhor José Alexandre está localizada na comunidade de Forquilha do Rio, sendo uma parte capixaba, no município de Dores do Rio Preto, e outra parte no Estado de Minas Gerais. A parte capixaba possui 12 hectares e 18 mil pés plantados de café. A produção anual é, em média, de 220 sacas. A mão de obra é totalmente familiar.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário