quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Procon orienta os consumidores no cálculo de dívidas e na análise dos juros



Elizabeth Nader
Pessoas aguardando atendimento
Consumidor deve ir ao Procon com comprovantes do débito e das prestações pagas para calcular os débitos
Você tem uma dívida? O Procon Municipal de Vitória pode calcular se o valor está correto e se os juros são legais ou abusivos. Para isso, basta ir ao Centro Integrado de Cidadania (CIC), conhecido como Casa do Cidadão, na avenida Maruípe, em Itararé. As senhas para o atendimento, que é gratuito, são entregues de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.
Segundo a gerente de Proteção e Defesa do Consumidor em exercício, Liliam Chagas Pinto, o Procon não pode obrigar a empresa a fazer negociação, parcelamento ou abater o valor da dívida. "Porém, o consumidor poderá ter mais êxito com nossa orientação do que sozinho".
Caso os juros cobrados sejam abusivos, o Procon abre um procedimento. Se os valores estiverem corretos e, ainda assim, o consumidor tiver dificuldade em efetuar o pagamento, o órgão também poderá facilitar o diálogo com a empresa credora.
O consumidor deve ir ao Procon com comprovantes do débito e das prestações pagas, contrato assinado e todos os documentos que envolvem a dívida, além de seus documentos pessoais.
Com edição de Matheus Thebaldi
Saiba mais sobre CidadaniaServidor On-lineProcon e Acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário