sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Prefeitura liga sinal de alerta para possibilidade de temporal e aciona equipes



Yuri Barichivich
Funcionário de pé fecha com movimentos das mãos a comporta
Funcionário fecha comporta de galeria após alerta de tempestade
Funcionário agachado troca o óleo de uma bomba de pressão
Bomba de água de estação de bombeamento recebe manutenção
O alerta de chuva forte emitido pelo serviço meteorológico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) acendeu a luz amarela na Prefeitura de Vitória. O prefeito Luciano Rezende enviou e-mail a todos os secretários municipais, na manhã desta quinta-feira (17), reforçando algumas medidas já solicitadas por ele dias antes.
'Há uma possibilidade de fortes tempestades na Grande Vitória (e até possível chuva de granizo) conforme boletim de alerta meteorológico que recebemos ontem (quarta-feira). Por isso, precisamos fazer uma nova checagem final hoje (quinta-feira)", disse Luciano no texto do e-mail.
O prefeito deu ordens para testar o funcionamento das estações de bombeamento e fazer reunião com os funcionários que estarão de plantão nesses locais até segunda-feira (21) para orientações finais e checar a desobstrução das galerias e bueiros mais uma vez.
Foi pedido também para orientar e preparar a Defesa Civil para estado de alerta e contatar famílias de áreas de risco para avisar por panfletos e visitas sobre as possíveis tempestades.
"Foco na solução e prevenção para manter a tranquilidade e colaboração dessas famílias. Acionar e reunir as lideranças comunitárias dos locais de potencial risco", pediu o prefeito.
Para o trânsito, que fica complicado quando chove, Luciano mandou preparar os agentes para estarem prontos para o trabalho de orientação durante as tempestades. "Vamos montar ações possíveis complementares em cada secretaria para diminuir os possíveis estragos", alertou Luciano.
Segundo alerta do Incaper, neste sábado (19) essas condições devem persistir nas regiões Sul, Serrana, Grande Vitória, região Noroeste e o Litoral Norte.
A tendência é de que a chuva mais intensa, na maioria destas áreas, ocorra, principalmente, no período da tarde. O tempo continua fechado neste sábado, podendo ocorrer temporais em todo o Estado, de acordo com o Incaper. As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e até queda de granizo, destaca o boletim do Instituto.
Matéria relacionada
Com edição de Matheus Thebald

Nenhum comentário:

Postar um comentário