quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Prefeito de Vitória lança campanha "Dia D" e orienta moradores sobre o combate à dengue





Prefeito Luciano Rezende e secretária Sony Itho fizeram uma caminhada pelo bairro Bela Vista para identificar focos do mosquito
Para reduzir os focos do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti) e, consequentemente, evitar o avanço dos casos da doença na capital, a Prefeitura de Vitória iniciou, na manhã desta quarta-feira (16), no bairro Bela Vista, na Grande Santo Antônio, a campanha "Dia D de combate à dengue".
A ação foi aberta pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e pela secretária municipal de Saúde, Sony Itho, e reuniu na pracinha central do bairro outros secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e moradores.
Após a abertura da campanha, Luciano e Sony andaram pelas ruas de Bela Vista, conversaram com os moradores e, junto com os agentes de combate à dengue, identificaram vários focos latentes do mosquito nas casas.
O prefeito fez questão de lembrar que, quando foi secretário de Saúde da Prefeitura, em 2003, Vitória era a capital brasileira da dengue. "Foi realizado um combate efetivo da doença e a cidade ficou em último lugar no ranking da dengue no País", ressaltou.

Luciano, acompanhado de um agente de combate á dengue, faz vistoria em caixa d´água de um imóvel
"Agora, estamos novamente com muitos focos do mosquito e crescente aumento de casos da doença. Queremos, outra vez, ficar em último lugar no Brasil em casos de dengue. Para isso, vamos ao trabalho. Vamos começar essa caminhada e eliminar Vitória da dengue", afirmou Luciano Rezende.
Sony Itho fez questão de lembrar aos moradores que qualquer água é foco para a proliferação do mosquito e, por isso, todo cuidado é necessário.
"Estamos fazendo esse mutirão contra a dengue em regiões de Vitória onde existe um maior número de focos do mosquito e de registro de casos da doença. Mas só vamos acabar com a dengue se tivermos ajuda da população, que deverá manter a limpeza de seus quintais, acondicionar o lixo doméstico de forma correta, tapar com telas as caixas d’água e ralos. Enfim, a população tem de se conscientizar que este trabalho de combate aos focos é permanente. E nós, da área da saúde, estaremos sempre juntos com os moradores nesta ação de prevenção e combate", afirmou a secretária.
Matéria relacionada
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário