segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Mesmo sendo gratuitas, cirurgias de esterilização têm pouca procura em Colatina



 
Nos dias de hoje é raro uma família possuir a vontade de ter mais de dois filhos, sendo a situação financeira um dos principais motivos. Devido a isso, muitas famílias acabam optando por métodos de esterilização, como a laqueadura (para as mulheres) ou a vasectomia (para os homens). Em Colatina, mesmo tendo esse serviço gratuitamente, muitas famílias desistem do procedimento no momento da cirurgia.
 
De acordo com Jaqueline Cosme Milli, Coordenadora do Programa Saúde da Mulher de Colatina, nos últimos anos houve uma redução do número de operações. Segundo ela, grande parte dos casais passa por todo o processo, mas desistem no último minuto. A coordenadora mostra que em 2011, foram realizadas 35 cirurgias de vasectomia e 25 de laqueadura, enquanto em 2012 foram 25 da primeira e 18 da segunda.
 
Atualmente, Colatina dispõe de 30 vagas por mês para laqueadura e 30 também para vasectomia. As cirurgias são realizadas nos hospitais São José e Santa Casa de Misericórdia. Todo o acompanhamento dos interessados é feito na unidade da Casa da Mulher de Colatina.
 
Programa
Para ajudar as famílias carentes que não podem pagar por este tipo de procedimento, a Secretaria Municipal de Saúde de Colatina oferece desde 2009 essas duas cirurgias gratuitamente, por meio do programa Saúde da Mulher. A oferta gratuita desses procedimentos obedece à lei 9.263, que regula o planejamento familiar, com base em alguns critérios.
 
Entre os critérios que devem ser observados, o casal deve ter pelo menos dois filhos vivos e possuir mais de 25 anos de idade. Além disso, ambos recebem orientações sobre outros métodos contraceptivos, para que tenham certeza absoluta de que preferem optar pela esterilização.
 
Os interessados em começar o processo por uma cirurgia devem procurar uma unidade de saúde no seu bairro ou o setor de saúde da mulher. Lá eles devem preencher um formulário e depois vão passar por uma triagem.
 
Antes de fazer a cirurgia, os casais selecionados passam por uma consulta com assistente social e psicólogo, além de assistirem palestras sobre o assunto. Todo esse processo serve para que o casal tenha plena certeza de que quer realmente optar por esses procedimentos.
 
Texto: Felipe Storino
Foto: PMC/Laércio Signorelli
_________
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
Casa da Mulher.JPGCasa da Mulher.JPG
555K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário