terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lazer garantido durante o verão em Alfredo Chaves



Quem pensa que diversão durante o verão é só garantida no litoral se engana. Nas montanhas de Alfredo Chaves há opções de lazer para quem procura bucolismo e aventura em um só lugar. O município tem no catálogo mais de 20 cachoeiras, além de uma rampa estruturada para a prática de voo livre e outras opções de esportes radicais como rapel, boiacross, tirolesa, trilhas, entre outros.
Nos quatro cantos do município há aconchegantes pousadas que preparam pacotes especiais para a temporada, oferecendo ainda uma deliciosa comida típica da região, com temperos locais e uma mistura de sabores oriundos da Itália, Portugal das senzalas.
Na comunidade de Cachoeira Alta, 5 km da cidade, o destaque é o voo livre de asa delta ou parapente. Há diversos instrutores que fazem voo duplo e uma escola para iniciar a prática do esporte. Lá na rampa, a visão é impressionante, de um lado as montanhas e de outro, parte do litoral Sul capixaba. Quem curte ainda mais aventura pode fazer tirolesa a 465 metros de altitude.
Em Matilde, distante 18 km da Sede, o visitante pode apreciar habilidosas peças artesanais e conferir um pouco da história local na Estação Ferroviária. Seguindo os trilhos, é possível conhecer o ‘Túnel Encantado’ – uma antiga construção, cheia de contos, com 65 degraus, que serve de passagem de água, edificada para amortecer o fluxo das águas do rio Novo de Matilde que passa por baixo da ferrovia. Uma das principais atrações é a cachoeira Engenheiro Reeve, a maior em queda livre do Estado (70 metros). O acesso é fácil, foi recentemente construída uma passarela com mirante.
Em Carolina, a dica e banhar-se nas cachoeiras Daróz e Pinón, além de poder visitar o recente criado Parque Municipal Iracema, onde há diversas trilhas que possibilitam ver a riqueza da fauna e da flora, além das famosas cachoeiras Iracema e Iraceminha.
Já em São Roque de Maravilha, a cachoeira Maravilha é uma das atrações do belo e florido vilarejo. As cachoeira Vovó Lúcia, Neuza e Santa Maria compõem o roteiro das águas do distrito de Ibitirui. A cachoeira do Quintino e a corredeira do Paganini ficam localizadas em Crubixá. Ainda existem no município as cachoeiras Piripitinga (São Francisco de Batatal), Tororoma (Cachoeira Alta), Darci Nalesso (Aparecida) e Menegussi (Vila Nova de Maravilha).
Para todas as localidades há acesso pelas BR 101 e 262 e os trajetos são sinalizados. Em praticamente todos os locais há serviços de restaurantes, lanchonetes e pousadas.
3 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Rapel é uma das modalidades oferecidas nos circuitos.jpgRapel é uma das modalidades oferecidas nos circuitos.jpg
609K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Cahoeira do Daróz, em Carolina.jpgCahoeira do Daróz, em Carolina.jpg
1206K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Rampa de Vôo livre, parapentes.jpgRampa de Vôo livre, parapentes.jpg
134K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário