sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Fim de semana de tempo instável no Espírito Santo



18/01/2013 - 18h07min



A chuva que atinge boa parte do Espírito Santo deve continuar no fim de semana. É o que prevê a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). “Mas não deve chover o dia inteiro, haverá algumas aberturas de sol”, explica o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes.

“Os temporais são resultados da atuação de um canal de umidade, organizado pela formação de uma frente fria sobre alto-mar, na altura do litoral Sul do Estado. No sábado, o vento sopra moderadamente à tarde no litoral Norte”, explicou o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes. O também meteorologista, Hugo Ramos, complementou: “Estamos sob a influência de um cavado em vários níveis da atmosfera, um sistema associado a uma área de baixa pressão em superfície, que mantém o tempo instável. Existe ainda a influência dos ventos da borda de uma área de alta pressão que foi deslocada para alto-mar, o qual contribui com muita umidade”.

Neste sábado (19), o céu permanece carregado e com algumas aberturas de sol. Chove a qualquer hora do dia. O risco de temporais persiste, principalmente no leste da Região Sul, na Grande Vitória, na Região Nordeste e na Central Serrana (áreas que abrangem a faixa leste do estado). A chuva também deve ser volumosa em alguns pontos das outras regiões capixabas, mas se concentrando à tarde e à noite. As temperaturas variam entre 18°C e 24°C na Região Serrana e vão de 21°C a 32°C nas demais regiões.

O domingo (20) será de muitas nuvens sobre o Espírito Santo. A previsão é de que ocorram pancadas de chuva intercalando com algumas aberturas de sol na Região Norte e no extremo norte das Regiões Nordeste e Noroeste. Nestas áreas, a chuva pode ser expressiva a partir da tarde. Possibilidade de chuva fraca pela manhã e pancadas de chuva a partir da tarde em todo o Oeste capixaba. Já na Grande Vitória, demais áreas da Região Nordeste e no leste das Regiões Sul e Serrana, chuvas rápidas no decorrer do dia, podendo estas serem moderadas no litoral Sul e Região Metropolitana. O sol aparece em alguns momentos. O vento de sul/sudeste diminui um pouco a sensação de abafamento. As temperaturas variam entre 18°C e 23°C na Região Serrana e entre 20°C e 33°C nas demais regiões.

Na segunda-feira (21), sol entre muitas nuvens. Chove de forma passageira, mas com até moderada intensidade, na Grande Vitória, leste da Região Sul e na Região Central Serrana. Nas demais áreas do Estado, sol entre nuvens e chuvas rápidas pela manhã e à tarde. Vento moderado à tarde no litoral Norte, onde chove rapidamente a qualquer hora.

Na terça-feira (22), poucas mudanças nas condições do tempo. O sol aparece sempre em meio a muita nebulosidade e chove em alguns momentos no litoral Sul e Grande Vitória. Possibilidade de chuva rápida na madrugada, manhã e parte da tarde no litoral Norte. Nas demais Regiões, sol entre nuvens e chuvas isoladas a partir da tarde. As temperaturas devem variar entre 16°C e 23°C na região Serrana e entre 17°C e 30°C nas demais regiões.

Aviso Meteorológico Especial
Desde a última quarta-feira (16), o Incaper divulga avisos meteorológicos prevendo chuva de intensidade moderada a forte em todo o Espírito Santo. O aviso adverte ainda sobre a possibilidade de as chuvas virem acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. Há previsão de que caia um grande volume de chuva num curto período de tempo. Os meteorologistas do Incaper não descartam uma eventual queda localizada de granizo.

O aviso meteorológico recomenda que, em, caso de perigo iminente, a população acione os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

Das 11 da manhã dessa quinta-feira (17) até as 4h da madrugada de sexta-feira (18), choveu 62,6 mm na capital capixaba. O volume é considerado moderado pelos meteorologistas do Incaper. “Tecnicamente, apesar de ser muita chuva, ela ainda não é considerada forte pelos profissionais da área. Numa chuva de forte intensidade, você mal consegue enxergar o outro lado da rua”, exemplificou Bruce Pontes. A última chuva registrada na capital foi em dezembro de 2012, mas o volume não foi significativo. Para saber detalhes sobre a previsão do tempo, acesse: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário