sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Defesa Civil de Vitória orienta população sobre como agir durante a chuva



Marcos Salles
Agentes da Defesa Civil olhando casa em área de risco
Toda a equipe da Defesa Civil está mobilizada e em estado de atenção para atuar em áreas de risco
Tendo em vista a previsão de novas chuvas, toda a equipe da Defesa Civil está mobilizada e em estado de atenção. A orientação para os moradores de Vitória é que, ao sinal de risco, busquem local seguro e abrigado e acionem o órgão, que atua em plantão 24 horas pelo telefone 8818-4432.
Vinte e dois bairros da capital também contam com os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec's), formados por moradores voluntários que auxiliam no planejamento e execução das ações em caso de desastres.
Durante a ocorrência de chuvas, há, ainda, o aumento do risco de queda de árvores e, em situações como essas, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Vitória (Semmam) também devem ser alertados, por meio dos telefones 193 e 156, respectivamente.
Fique atento e saiba como agir em caso de chuvas
Antes:
  • Não jogue lixo nos bueiros (boca de lobo) ou no córrego, para não obstruir a passagem da água;
  • Não construa casas próximo a córregos que possam inundar; em cima de barrancos que possam deslizar e embaixo de barrancos que possam deslizar.
Durante:
  • Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;
  • Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo doenças, como hepatite e leptospirose;
  • Em caso de desabamentos, ajude as pessoas que estão saindo do local desabado, que deverá ser abandonado com rapidez, mas sem correrias. Ninguém deverá se preocupar em levar objeto consigo. E lembre-se: ficar próximo ao local não é aconselhável, pois a área pode sofrer novos desabamentos.
Depois:
  • Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
  • Cuidado com a água e os alimentos que for consumir: veja se não foram contaminados pela inundação;
  • Em caso de febre, vômitos, diarréias, dores de cabeça ou no corpo, se tiver qualquer outro sintoma de doenças ou alguma dúvida sobre os procedimentos seguros para sua saúde, procure imediatamente o Unidade de Saúde mais próxima.
Com edição de Matheus Thebaldi
Saiba mais sobre Assistência SocialMeio Ambiente e Serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário