quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cresce número de abates no Frigorífico Municipal de Cachoeiro




Desde 2012, o número de abates vem apontando para uma tendência de alta

O frigorífico municipal “Luiz Gonzaga Borges” iniciou o ano de 2013 com perspectiva de melhores negócios. Desde 2012, o número de abates vem apontando para uma tendência de alta, motivada pela procura crescente de empresários do ramo de carne tanto de Cachoeirode Itapemirim  quanto de municípios vizinhos. Com isso, fechou o balanço com 48.880 animais abatidos, entre bovinos e suínos.
Segundo o médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag), José Augusto Corteze Antonio , os números de abates mensais vêm aumentando todos os meses. “Em alguns meses, eles chegaram a se estabilizar, mas nunca caíram. Muito pelo contrário. A tendência foi o crescimento”.
A afirmação do veterinário pode ser confirmada em um comparativo entre os meses de junho e dezembro de 2011, quando foram abatidos 6.201 bovinos e 10.369 suínos. No mesmo período de 2012, o número saltou para 9.241bovinos  e 22.368 suínos.
Entre os diretamente beneficiados pela atividade do abatedouro, estão vendedores da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Alegre, Vargem Alta, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul, Presidente Kennedy, Muniz Freire, Atílio Vivácqua, Guaçuí, Conceição de Castelo, Venda Nova do Imigrante, Itapemirim, Afonso Cláudio, Ibitirama, São José do Calçado, Muqui e Divino São Lourenço.
A maioria dos vendedores de fora vem abater em Cachoeiro por causa do trabalho das vigilâncias sanitárias de suas cidades, que têm fiscalizado os estabelecimentos, exigindo uma carne de qualidade, com procedência comprovada, o que está motivando cada vez mais açougues a buscarem o frigorífico.
“Para a população é a garantia da qualidade da carne, até por uma questão de saúde pública, e o frigorífico de Cachoeiro tem sido mais uma opção para abate de animais dentro das normas estabelecidas em lei. É importante também para Cachoeiro porque melhora a arrecadação do município e porque contribui para o fortalecimento da atividade aqui, diminuindo os custos de transporte para os produtores e comerciantes”, disse o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo.
Prefeitura arrecada R$ 48 mil com as atividades
Ao longo do ano de 2012, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim arrecadou R$ 48.101,72 com as atividades do frigorífico, que foram direcionadas para o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Esse recurso é aplicado em ações que permitam a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.
O fundo é gerido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que é formado por representantes de secretarias, Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), Banco do Brasil, Selita, Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores e representantes dos agricultores familiares de cada distrito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário