quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Avaliação e Expectativas – Setor de mamão - 15/1/2013

 


Podemos dizer que este ano foi um marco para o setor do mamão nacional, muitas novidades e mudanças estão por vir por várias frentes, tanto na área institucional, comercial e na área de produção. Conceitos que foram plantados em 2012, serão implementados em 2013.
Em se tratando de associativismo tivemos um grande avanço com a conquista de novos associados BRAPEX, com a inclusão dos produtores no quadro de associados e não mais apenas empresas exportadoras, fortalecendo a associação e aumentando a representatividade da mesma, o que vai ajudar e muito nos próximos pleitos que teremos a partir deste ano junto aos vários setores do governo e instituições ligadas ao setor agrícola.
Podemos destacar também que o setor está passando por mudanças de conceitos na parte de produção e comercialização da fruta, principalmente no mercado nacional. Os produtores estão plantando áreas menores, porém com mais qualidade. O custo de produção está aumentando em uma velocidade assustadora e isto é um ponto crítico do setor hoje e causa preocupação, e entre as causas que estão elevando tanto o custo podemos destacar a diminuição drástica da oferta de mão de obra qualificada, os aumentos consecutivos de insumos ligados à produção e o aumento do índice de doenças causadas por vírus que provoca a eliminação de plantas doentes das lavouras infectadas.
Por outro lado, o produtor e as empresas ligadas a produção e comercialização do mamão estão se profissionalizando cada vez mais e vendendo o produto de uma forma mais profissional, com embalagens mais apropriadas, agregando mais valor ao produto final. Podemos dizer que hoje, o consumidor brasileiro está comprando uma fruta idêntica à fruta que é encontrada no exterior, com melhor qualidade, sabor e segurança alimentar.

Rodrigo Martins
Presidente da Brapex

Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.) 
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário