quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PONTO DE VENDA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM SÃO GABRIEL DA PALHA


FEIRA SABORES DA TERRA 4


FEIRA SABORES DA TERRA 3


FEIRA SABORES DA TERRA 2


FEIRA SABORES DA TERRA 1


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Catálogo de Eventos Agropecuários - Outubro de 2012 -



CURSO SOBRE CALAGEM E NUTRIÇÃO DO CAFÉ CONILONPeríodo:  08 de Outubro
Realização:  Incaper
Local:  Escola Família Agrícola de Jaguaré - JAGUARÉ
Telefone:  (27) 3769 1136 e (27) 3769 4513
DIA DE CAMPO SOBRE O CULTIVO DO MARACUJÁPeríodo:  11 de Outubro
Realização:  Incaper e Cooperativa dos Produtores Rurais de Jaguaré
Local:  Sítio Maria das Graças - JAGUARÉ
Telefone:  (27) 3769-1136 e 3769-4121
CURSO – MANEJO (HORTA AGROECOLÓGICA)Período:  16 de Outubro
Realização:  Incaper
Local:  Boa Esperança - BOA ESPERANÇA
Telefone:  3768-1123
CURSO – MANEJO (HORTA AGROECOLÓGICA)Período:  19 de Outubro
Realização:  Incaper
Local:  Município de Ecoporanga - BOA ESPERANÇA
Telefone:  3768-1123
CURSO – CRIAÇÃO DE TILÁPIAPeríodo:  25 de Outubro
Realização:  Incaper
Local:  Boa Esperança - BOA ESPERANÇA
Telefone:  3768-1123

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Aqui fala quem faz



lista de entrevistas

Ronald Mansur é um dos principais nomes do jornalismo capixaba. Na ativa desde os anos 1960, ficou conhecido por sua sensibilidade ao retratar o meio rural de forma diferenciada, dando voz ao pequeno produtor e revelando um interior rico em capital humano, belezas naturais e produção agrícola diversificada. Passou por jornais locais, grandes redações e foi um dos idealizadores do Jornal do Campo, da TV Gazeta, dirigindo o programa por mais de três décadas. Prolífico em suas atividades, Mansur mantem um blog de notícias sobre o campo e atua ainda em várias linhas de trabalho e pesquisa. Confira a entrevista concedida via e-mail ao site Marco Social.
Como surgiu o interesse do senhor pelo jornalismo?
Em 1966, comecei fazer jornalismo produzindo o jornal mural no Colégio Estadual João Bley, no município de Castelo. Mais tarde, entre os anos de 1967 e 1968, fiz parte de dois jornais, um da Casa do Estudante de Castelo e outro da cidade. Meu plano inicial era fazer Engenharia Florestal, mas naquela época fui impedido por falta de recursos. Em 1969, eu era tesoureiro da Casa do Estudante de Cachoeiro de Itapemirim, onde tínhamos um pequeno jornal, o Impacto. Já em 1971, fui revisor e escrevi no jornal O Momento, da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.
Fale um pouco sobre seu interesse sobre o campo e o jornalismo rural.
Entre 1972 e 1973, trabalhei no jornal O Diário, em Vitória, e em seguida fui para o jornal A Gazeta. Foi quando comecei a cobrir o meio rural. E Existe uma explicação para a minha dedicação ao campo: naquele período, eu também estava cursando Geografia e gostava de estudar a dinâmica populacional. Foi quando entendi que a as cidades iriam crescer em população. Por isso fui ser repórter rural, para entender melhor a cidade. Desde então, nunca mais voltei a cobertura do meio urbano.
Nos início dos anos 1980, o senhor foi responsável pela criação do Jornal do Campo, no ar até hoje. Como surgiu a ideia do programa?
Em 1979, depois de passar pelo jornal A Tribuna, voltei à Gazeta, mas desta vez para trabalhar na televisão, para montar o Jornal do Campo, uma ideia do dono da emissora, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho. Estive no programa do início até o ano de 2011, quando a empresa resolveu não renovar o meu contrato.
O senhor dirigiu o Jornal do Campo por mais de três décadas. Fale um pouco sobre a experiência de trazer para TV um olhar diferenciado sobre o campo:
A experiência foi ótima. O nosso slogan era “Aqui fala quem faz”. Não seguimos nenhum padrão definido. As matérias definiam o seu tempo de duração. Dar voz e vez ao povo que trabalha no campo foi a estratégia do programa. O repórter e o editor nunca foram mais importantes do que a informação, faziam parte da notícia. O pensamento era ajudar a formar e não somente informar. Nunca impor nada e não ser professor, mas ser um expositor do tema.
O que mais lhe marcou neste período?
A grande marca foi a de que a realidade muda todos os dias e em diferentes regiões. No início, eu fazia entrevistas em estúdio. Depois, com a diminuição do tempo, que de uma hora foi caindo até chegar até 25 minutos, suspendemos as entrevistas. Toda semana íamos ao interior e eu fui em todas viagens. Ver e conviver com a realidade foi uma ação que me ajudou muito como profissional.
O Jornal do Campo foi fundamental para popularização do agroturismo capixaba. Fale um pouco sobre impacto das reportagens para estes produtores.
Sempre divulgamos as iniciativas comunitárias e cooperativas. Eu havia visto na Itália o “agriturismo” e senti que daria certo no Espírito Santo. Criei a palavra “agroturismo” e começamos a trabalhar com as famílias de Venda Nova do Imigrante. Deu certo e hoje o agroturismo é uma realidade onde a palavra inicial é do produtor, porque ele sabe da sua vida e como a quer. Mas o apoio técnico sempre foi importante e vital.
O senhor se desligou do Jornal do Campo no ano passado. Além do blog, quais outros projetos está desenvolvendo?
Continuo com várias linhas de trabalho, como a imigração suíça, pois minha esposa é descendente dos imigrantes que aqui chegaram em 1856; a imigração árabe, pois meu avô veio de Zgharta (no norte do Líbano) para o Espírito Santo em 1883; o agroturismo, por ter ajudado a formar e desenvolver; a agricultura orgânica, por ter sido amigo de Augusto Ruschi e depois ver nascer e divulgar o Centro de Agricultura Natural Augusto Ruschi, da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, conduzido pelo agrônomo Nasser Youssef Nasr; e sou um voluntário noMovimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e na Federação dos Trabalhadores, porque eles atuam diretamente com a agricultura familiar.
 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

PRIMEIRO DIA DA FEIRA ORGÂNICA NA PRAÇA DO PAPA.













Fotos para a História. Produtores orgânicos no primeiro de funcionamento da feira, março de 2012, nas proximidades da Praça do Papa. Esta feira funciona às quartas de 4 às 9 da noite. 
Prestigie quem vai lhe vender alimento saudável, livre dos venenos e dos adubos químicos

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ORLANDO BOMFIM JUNIOR



Sandra Gasparini
 compartilhou a foto de Beatriz Bomfim.
Comenda Orlando Bomfim Júnior, concedida a pessoas que se destacam na defesa do Direito da Pessoa Humana: a família recebeu a primeira ontem na Assembléia Legislativa do ES. Muito emocionante!

  • Ronald Mansur compartilhou a foto de Beatriz Bomfim.
    Orlando Bomfim Junior, um mártir da liberdade, foi assassinado pela ditadura militar, que tinha muitos civis nas suas fileiras.

AUGUSTO RUSCHI


O SEGREDO DE UMA VIDA EMPOLGANTE NÃO RESIDE NA DESCOBERTAS DE MARAVILHAS, MAS EM PROCURÁ-LAS. AUGUSTO RUSCHI.
Esta foto é da revista Seleções de julho de 1965, reportagem de cinco páginas.
Curtir ·  ·  · há 49 minutos · 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CAFÉ BAMBOO


CAFÉ BAMBOO, um excelente local para tomar um café de alta qualidade e saborear tortas, sanduiches e salgados em geral. Fica na rua Afonso Claudio, Praia do Canto, Vitória.
Mas um detalhe super importante, o café que é servido é uma parceria com a Família ZUCOLOTTO, de Vargem Alta, na montanha capixaba.
O atendimento é outro diferencial e por este motivo as mesas estão sempre cheias, mas vale a pena ir lá. Sempre que vou a Vitória, passo por lá.
Outro detalhe é que você pode adquirir o café ZUCOLOTTO e levar para casa.
vitrinecapixaba.blogspot.com  aplaude CAFÉ BAMBOO e garante a sua qualidade

domingo, 9 de setembro de 2012

CASA DA ROÇA - POSTO DA JAQUEIRA

Aqui nesta casa funciona o ponto de venda de dezenas de produtores e produtoras rurais do Vale do Rio Corindiba, que divide os municípios de Alfredo Chaves e Guarapari. Um trabalho que mostra a capacidade do povo do meio rural em trabalhar junto. Aqui a gente pode ver que quando a comunidade trabalha junto, todos ganham. 
O ponto de venda está ao lado do Posto Jaqueira, a direita de quem está no sentido Vitória para o Rio de Janeiro na br 101 SUL. Fica a 79 quilômetros de Vitória.
 Quem para pela primeira vez certamente vai parar outras vezes, porque os produtos que pode levar prá casa são inúmeros. Doces, biscoitos, cachaça, água de coco, massas, ovo caipira, queijos, linguiça, defumados de suinos e peixes, mel, artesanato e temperos.

Ao lado da Casa da Roça começa o circuito turistico VALE VIVER CORINDIBA.
Voce poderá conhecer o secador de cafe da comunidade, a Gruta do Pai Eterno, a Cantina de Lazer do Souza, a Igreja de São Miguel Arcanjo, a Escola Família Agricola, Olivânia Ferreira Clube, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Sítio Pé da Serra, Estancia Recanto das Aguas, Água de Coco Só Saúde, Sítio Santa Luzia, Lara Fruit, Alambique Entringer do Brasil e Cachoeira do Bravin

Os produtores estão organizados na ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO VALE DO CORINDIBA. 

Eles tem apoio da Petrobras, Prefeitura de Anchieta e do Posto e Lanchonete Jaqueira.

valevivercorindiba@gmail.com




FAMÍLIA MOSQUINI


CAMINHADA DOS SUIÇOS DE RIO NOVO DO SUL



  • Os descendentes dos imigrantes suiços que vieram em 1856 para Rio NOvo do Sul, vão fazer uma caminhada
  • da Usina Paineiras até a praça central de Rio Novo do Sul. Recebi o texto que segure de Lidiel Scherrer,
  • que é o grande animador do evento. confira:

  • Vamos refazer o caminho dos nossos antepassados qdo chegaram ao Brasil em 21 de dezembro de 1.856. São 13 km de descontração, alegrias e companheirismo. Da USINA PAINEIRAS em Itapemirim até a Praça Central de Rio Novo. Haverá onibus para levar os caminhantes da praça de Rio Novo para o inicio da caminhada. Na chegada seremos recepcionados por Banda de Música.

  • Se voce faz partes das famílias DECOSTE/DECOTHE/DECOTTI, DIIRR/DÜRR, FISCHER, HÄMMERLI/HEMERLY, HOFFMANN, JAPPERT, KOBI, LÄBER, OBRIST/TELLES, ROHR, SCHEIDEGGER, SCHERRER , STAUFFER e WETTLER, está devidamente convidado a participar. Se conhece alguem destas famílias, compartilhe o evento. Lembro que está aberto para todos (independente de ser ou não descendente suiço). 

    VAMOS PARTICIPAR.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Francisco Seibel: um fotógrafo rural do Espírito Santo


Prezado Ronald Mansur ,
 
Tudo bom.
 
Gostaríamos de contar com seu apoio na divulgação da exposição itinerante “Francisco Seibel: um fotógrafo rural do Espírito Santo”. contemplada pelo Edital de Seleção de projetos nº 003/2012 da Secretaria de Estado da Cultura e que conta com a curadoria de Paulo de Barros e projeto expográfico de Attílio Colnago.
A mostra visa efetivar um encontro especial da população capixaba com um conjunto de cem fotografias oriundas do  maior acervo iconográfico em negativos de vidro do Estado do Espírito Santo, cerca de quatro mil peças produzidas entre os anos de 1930 e 1960, e que tem no seus conteúdos uma temática diretamente ligada à identidade cultural do Estado do Espírito Santo: a cultura rural pomerana e suas tradições.
A primeira exibição terá sua abertura no dia 04 de setembro no município de  Cachoeiro de Itapemirim e será exibida, ainda nesse ano de 2012 nos municípios de Santa Teresa – mês de outubro - e Nova Venécia – mês de novembro.
A mostra tem na sua concepção a produção de materiais gráficos - catálogos e folder/cartaz - contendo informações sobre o fotógrafo e a importância das suas imagens para o Estado do Espírito Santo e serão distribuídos nos municípios onde será exibida.
Em cada município onde a mostra será exibida acontecerá uma programação de cunho educativo que visa aproximar a comunidade dos conteúdos da mostra e do universo da fotografia pensadas como formação, dirigida a direção, funcionários, monitores, seguranças, etc. dos espaços onde esta será exibida e demais pessoas do município envolvidos com a mostra.  Palestra, dirigida a um público amplo e que tem como conteúdo a produção fotográfica do fotógrafo Francisco Seibel e a especificidade da fotografia  rural no Espírito Santo.
As ações educativas contam ainda com a realização de oficinas como    “Aprendendo a olhar pela fotografia” que será um encontro com professores de arte e a oficina “A conservação do patrimônio fotográfico” dirigida a um público amplo que tem interesse em conhecer sobre os cuidados com o patrimônio fotográfico.
O desejo e uns do objetivo da mostra itinerante é contribuir não só para dar visualidade a um patrimônio local, mas, sobre tudo, recompor a memória visual capixaba valorizando os  fotógrafos e seus acervos, e assim ajudando a construir uma memória gráfica no Estado.
 
Pergunto se seria possível a  realização de uma materia no jornal do campo. Aredito que seria muito interessante uma materia tendo como ênfase o fato do acervo fotográfico produzido por Francisco Seibel ser um dos elos que conectam a história da fotografia local ao universo da tradição rural originada pelos imigrantes em nosso estado,  fato que colabora para um aspecto peculiar na historia da fotografia no Espírito Santo em relação aos outros estados que vai ser a presença de fotógrafos em áreas rurais que nos deixaram uma importante iconografia tanto do século XIX, como do século XX.

 
Em anexo envio um texto detalhado sobre a mostra e também algumas imagens.
 
 
Deixo uma cordial saudação e meu muito obrigado
7 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
seibel_mostra-3.jpgseibel_mostra-3.jpg
828K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
seibel_mostra-4.jpgseibel_mostra-4.jpg
686K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
seibel_mostra.jpgseibel_mostra.jpg
959K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
seibel_mostra-6.jpgseibel_mostra-6.jpg
800K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
seibel_mostra-5.jpgseibel_mostra-5.jpg
790K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
seibel_mostra-2.jpgseibel_mostra-2.jpg
678K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
texto cachoeiro jornal .docxtexto cachoeiro jornal .docx
167K   Visualizar   Baixar  

PEDRA BELA RESTAURANTE - PEDRA AZUL INFORMA

AMIGAS e AMIGOS, bom dia!

Informamos horários de funcionamento do Pedra Bela nestes feriados de 7 de setembro.
Restaurante e Cafeteria:
Dia 6, quinta-feira, das 16 às 22 hs;
Dias 7 e 8, sexta-feira e sábado, das 9 às 22 hs;
Dia 9, domingo, das 9 às 15 hs.

Prato especial dos feriados:   RAVIOLI DE FRANGO ao CONFIT de TOMATE CEREJA *
R$ 29,00 (individual)
Para harmonizar sugerimos um chardonnay da vinícola chilena CANEPA.

Pedra Bela Restaurante
Rua Canal,sn, Pedra Azul, D.Martins-ES, Centro (ref. ladeira ao lado da Polícia Militar).
Tel. (27) 3248-1531 / 3248-1795

Saudações
Helena Dias
Chef do Pedra Bela

OBS - Próximo evento: *Pedra Azul Gourmet 2012* - Festival gastronômico. 
          Dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de setembro.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

BARRACA DA JOSI E AS SUAS TAPIOCAS NA FEIRA ORGÂNICA DA PRAÇA DO PAPA

A Feira Orgânica que acontece quarta feira, às cinco da tarde, tem mais uma atração, a barraca da JOSI que vende tapioca e caldo de cana. Seja bem vinda Josi, a praça é do povo e dos orgânicos. Prestigie os produtores rurais que nos trazem produtos limpos de venenos e a adubos químicos.




terça-feira, 4 de setembro de 2012

FEIRAS DE PRODUTOS ORGÂNICOS NA GRANDE VITÓRIA



Local: Feira de Produtos Orgânicos de Barro Vermelho (Vitória)
Endereço: Rua Arlindo Brás do Nascimento, atrás da EMESCAN
Horário de Funcionamento: Sábados, de 06h às 12 h
Contato: PMV, Secretaria Municipal de Serviços (27) 3382-6564
18 barracas
Agricultores de Santa Maria de Jetibá e Iconha
Iniciou em 2003


Local: Feira de Produtos Orgânicos da Praça do Papa (Vitória)
Endereço: Estacionamento da Praça do Papa – Enseada do Suá
Horário de Funcionamento:  quarta feira 17h às 21h
Contato: PMV, Secretaria Municipal de Serviços (27) 3382-6564
22 barracas
Agricultores de Santa Maria de Jetibá, Iconha, Santa Leopoldina e Fundão
Iniciou em 2012
  
Local: Feira de Produtos Orgânicos da Praia da Costa (Vila Velha)
Endereço: entre as ruas XV de Novembro e Henrique Moscoso, em baixo da Terceira Ponte
Horário de Funcionamento: Sábados, de 06h às 13h.
Contato: PMVV, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (27) 3369-9460
Feira orgânica da Praia da Costa – Vila Velha
20 barracas
Agricultores de Santa Maria de Jetibá e Iconha
Iniciou em 2005


Local: Feira de Produtos Orgânicos de Val Paraíso – Serra
Endereço: Estacionamento do antigo Serra Bela Clube – Valparaíso – Serra – ES (ao lado da biblioteca pública municipal).
Horário: Terça-feira - 17h às 21h
Contato: Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo e Pesca: 27 3291-2318; 3291-2320
20 barracas
Agricultores de Santa Maria de Jetibá.
Iniciou em agosto de 2010

Local: Feira Orgânica de Serra Sede
Endereço: Praça Ponto de Encontro, Serra-Sede, Serra -ES
Horário de Funcionamento: Terça-feira de 17h às 21h
Contato: Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo e Pesca: 27 3291-2318; 3291-2320
20 barracas
Agricultores de Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina

Local: Feira Agroecológica de Cariacica
Endereço:  Praça John Kennedy ( Praça do Parque Infantil) – Campo Grande
Horário de Funcionamento: Sábado, de 06h às 12h.
Contato: PMC, Secretaria Municipal de Agricultura, (27) 3346-6291; 3346-6292
12 barracas
Agricultores de Cariacica e Santa Maria de Jetibá
Iniciou em 2008


As seis feiras juntas comercializam semanalmente 30 toneladas de alimentos orgânicos.
Faturamento de R$130.000,00/semana

assinatura_email_Decimar